Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

NEURÔNIOS

  Neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso: são eles as células excitáveis cuja atividade elétrica é comunicada a outras células, mesmo a um metro de distância (por exemplo, para levar informação da medula espinhal até o seu dedão do pé). Essa comunicação é direcional - ou seja, tem sentido de entrada e saída em cada neurônio - devido à estrutura dos neurônios e à distribuição de receptores e canais iônicos em sua superfície. Assim, neurônios recebem sinais pelos dendritos; integram esses sinais nos dendritos e no corpo celular; e, dependendo do resultado dessa integração, disparam potenciais de ação em seu axônio, que transmite a atividade aos neurônios seguintes.

Como resultado da excitabilidade dos neurônios e da conectividade entre eles (axônio de um sobre os dendritos dos outros), a atividade de um neurônio influencia a dos outros - e, por sua vez, é influenciada pela atividade de dezenas, centenas ou mesmo milhares deles. Como são raríssimos os neurônios que ficam silenciosos por mais do que uns poucos segundos, é possível pensar no sistema nervoso como um conjunto de neurônios permanentemente ativos, trocando sinais o tempo todo - até que a morte os cale.


O Cérebro Nosso de Cada Dia é elaborado, com o apoio da FAPERJ e do CNPq, pela equipe de Suzana Herculano-Houzel, neurocientista do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ empenhada desde 1999 em trazer ao público não especializado os conhecimentos que a neurociência gera sobre o ser humano e examinar como eles se aplicam ao nosso dia-a-dia.





Site: http://www.cerebronosso.bio.br/neurnios/
Componentes:Hellen beatriz,Érica luzia,Alvaro José,Layna thawany,Larissa Dantas,Elis regina,Micaele Melo.
Serie:8º "A"

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Porém senti falta de alguns outros detalhes importantes sobre os neurônios como a sua estrutura.

    Vamos ficar mais atentos aos erros de digitação, para não pecar no português e na formatação.

    Prof. Rafaela

    ResponderExcluir