Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

CÉLULAS SANGUÍNEAS



O processo de formação das células sanguíneas chama-se “hematopoiese”. Ocorre na medula óssea quando um pequeno grupo de células, chamadas células estaminais, se desenvolvem em todos os tipos de células do sangue, na medula, através de um processo chamado “diferenciação”.

Mielo” refere-se às células sanguíneas mielóides – um grupo de células sanguíneas que inclui os glóbulos vermelhos, alguns glóbulos brancos e plaquetas. Pode ser útil compreender um pouco mais sobre o que são estas células e como atuam:

·  Glóbulos vermelhos: Os glóbulos vermelhos constituem um pouco menos de metade do volume do sangue. Têm no seu interior a hemoglobina, uma proteína que transporta oxigênio a partir dos pulmões e o transporta para todas as células do organismo. Os glóbulos vermelhos também levam o dióxido de carbono das células do corpo de volta para os pulmões, onde é eliminado através da respiração. 

· Glóbulos brancos: Há muitos tipos diferentes de glóbulos brancos. Os neutrófilos e monócitos são um tipo específico de glóbulo branco (“fagócitos”), que conseguem ingerir e matar determinadas matérias nocivas que entram no organismo, como as bactérias e os fungos. Estas células conseguem sair do sangue e entrar nos tecidos para ajudar a combater as infecções. Há outros tipos de glóbulos brancos que constituem o sistema imunitário do organismo. Estes incluem:
  • Eosinófilos e basófilos: respondem aos alergénios ou parasitas.
  • Os linfócitos encontram-se nos gânglios linfáticos, baço e sistema linfático. Estes incluem os linfócitos T (células T), linfócitos B (células B), e as células “natural killer” (NK), e servem de defesa contra algumas bactérias e vírus.

·  Plaquetas: Estas porções minúsculas de células têm um décimo do tamanho dos glóbulos vermelhos. As plaquetas agrupam-se para parar a hemorragia no local de uma lesão ou corte, com a ajuda de proteínas coaguladoras do sangue. 
·         Depois de se formar um coágulo sólido, a cicatrização pode começar. As plaquetas também libertam fatores de crescimento que reparam as feridas e ajudam a formar novos vasos sanguíneos.












SITE DA PESQUISA: http://www.mycmllife.eu/pt/understanding_cml/further_information/blood_cells/

ALUNAS: EMILLY, LARA, MARCELA E SANE

Um comentário:

  1. Meninas, adorei a pesquisa.
    Parabéns!

    Mais cuidado com a formatação, ok?!

    Profa. Rafaela

    ResponderExcluir